Motivos para você estudar matemática financeira

A matemática financeira pode ser aplicada em diferentes situações da nossa vida atual. Além disso, tem como principal objetivo estudar o valor do dinheiro no tempo, como aplicar o seu dinheiro e como fazer pagamentos e empréstimos.

É muito importante compreender os fundamentos de matemática financeira, pois assim, teremos como nos organizar melhor não só na nossa vida comercial, mas também na nossa vida pessoal.

financas

Ou seja, tem como objetivo fazer uma quantificação das transações que acontecem no mundo financeiro levando em conta o tempo variável. Além disso, tendo uma noção de matemática financeira, você terá muito mais controle do seu dinheiro, pois entenderá muito melhor como é feito os juros do seu cartão de crédito, se vale mais a pena comprar no cartão de crédito ou fazer compras à vista, pedir ou não um financiamento para a compra de um carro, casa ou moto, etc.

Durante o estudo de matemática financeira você aprenderá noções de taxas de juros como a inflação, risco, entre outros. A inflação consiste na diminuição do poder aquisitivo da moeda em um certo período de tempo; já o risco consiste nos juros que são produzidos; de uma certa maneira eles compensam os possíveis riscos dos investimentos eu você pretende fazer. Esse conceito de taxa de juros surgiu a partir do momento em que foi percebido a afinidade entre o dinheiro e o tempo já que o acúmulo de capital e a desvalorização monetária dão a ideia de juros, isso acontecia devido ao valor do dinheiro naquele momento específico. Por isso, a importância do conhecimento de matemática financeira, principalmente, para a aplicação das negociações do nosso dia a dia.

Atualmente, todas as movimentações financeiras são feitas com base na estipulação previamente feita das taxas de juros, por isso a sua importância.

Leia nossos outros artigos:

 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *