Invista no Tesouro Direto e ganhe mais!

Esse artigo foi criado pela equipe do edufincar – o  portal de educação e empreendedorismo, se você se interessar pelo assunto desse post, acesse-o e saiba mais.

Tesouro Direto é um tipo de investimento de renda fixa, cujo rendimento apesar do nome, pode variar até o final da aplicação. A única certeza é que o rendimento será de acordo com a taxa SELIC, que pode ficar entre 10% a.a. ou 11% a.a. durante o tempo em que o dinheiro está investido.

tesouro-direto

Essa variação pode acontecer desde o momento da compra até a data estabelecida para o vencimento, isto significa que vai depender das condições do mercado e das expectativas quanto as taxas de juros que serão aplicadas!

Portanto, no caso de haver redução nas taxas de juros de mercado em relação a taxa de compra do título, pode gerar uma alta no preço do título, enquanto que um aumento nas taxas de juros provoca o inverso!

Na verdade dentro do valor do título apresentado no seu extrato, já tem essas possíveis variações da taxa de juros que possa surgir, sendo que o título do Tesouro Direto é atualizado conforme o preço que está sendo negociado no mercado secundário, isto é chamado de marcação a mercado!

Isto quer dizer que o saldo do investidor está ligado diretamente aos preços negociados no mercado, ou seja, se caem os preços, o mesmo acontece com o saldo investido, assim, como pode acontecer o inverso também, quando o título sobe, junto também aumenta o dinheiro investido, o mesmo acontece com os fundos de investimento!

Claro, que a recomendação para aqueles que aplicam no Tesouro Direto é que o melhor é não mexer nos títulos sob nenhuma circunstância até a data estipulada para o vencimento, essa sem dúvida, é a melhor maneira de receber o valor correspondente a rentabilidade que estava programada no momento da compra, independente das variações do preço do título durante o tempo em que o dinheiro ficou aplicado.

Por esses motivos o tesouro é melhor que a poupança.

O que pode acontecer com o título se precisar vender antes do prazo

tesouro-direto-vale-a-pena

Saiba mais: https://www.rico.com.vc/

Já para o caso de ser absolutamente necessário a retirada do dinheiro aplicado seja por “N” motivos antes do prazo que foi acordado, o Tesouro Nacional pode recomprar o título baseado no valor atual de mercado.

Nesse caso, o valor da aplicação inicial pode ser diferente daquele que estava no momento da compra, isto significa que talvez esteja abaixo do esperado, assim, como pode ter sorte do título ter subido acima das expectativas!

O Tesouro Direto é uma boa opção para quem pretende investir em renda fixa, apenas, deve ficar atento ao prazo estabelecido para retirada, ou seja, deve certificar-se que não necessitará deste dinheiro durante o período acordado, caso contrário os juros tendem a cair!

Saiba mais: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *